sexta-feira, setembro 17, 2004

Proposta Inicial

Grupo de pesquisa em Ciberarte

Líder de pesquisa: Prof. Dra. Lucia Leão

PROFESSORES INTEGRANTES:
Prof. Dra. Annamelia
Prof. Paulo Barreto
Prof. Tulio Marin
Prof. Fabio Pligher

ALUNOS INTEGRANTES:
Fernando Velasquez
Ignacio Duran
Iraê Brasil
Leonora Fink
Mirela Lanzoni Terce
Otavio Cesar Lopes de Jesus Alban
Rodolfo Prata
Vinicius Carlos Consales Rodrigues

Resumo
Essa pesquisa pretende investigar criações artísticas em que se apropriam do ciberespaço, bem como a realização de um experimento prático, uma instalação cíbrida. O trabalho envolverá três fases. Num primeiro momento, estaremos pesquisando em grupo sobre obras de ciberarte com características cíbridas, isto é, aquelas que estão simultaneamente presentes nas redes de informação, nos fluxos e em um espaço expositivo. Nessa fase, o objetivo é gerar um mapeamento comentado de obras. Na segunda fase, realizaremos análises críticas. A terceira parte envolve a elaboração de um trabalho poético experimental em ciberarte. O método de pesquisa conjuga os três momentos como fases entrecruzadas e prevê intersecções de fases. Assim, estaremos discutindo coletivamente a respeito da instalação cíbrida a ser proposta e pesquisando e analisando obras de ciberarte simultaneamente.

Plano de Trabalho
Os encontros do grupo se darão de forma preferencialmente via WWW. Teremos reuniões no SENAC mensais (na primeira terça-feira do mês – ou outra data que julgarmos melhor). Todas as discussões serão realizadas via blog, com objetivo de organizar as informações e criar um registro do processo de trabalho.

O projeto da instalação cíbrida será realizado em programa 3D e acompanhará um texto síntese da proposta.

Após a realização da exposição da instalação cíbrida, estaremos elaborando uma monografia com reflexões e análises dos resultados obtidos. A instalação cíbrida será documentada e fará parte da monografia.